Fale conosco pelo WhatsApp

Opções de tratamento de escoliose

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 11 novembro, 2021

Tratamentos para escoliose são geralmente combinados, visando entregar resultados mais satisfatórios e melhor qualidade de vida aos pacientes

A escoliose consiste na curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco em decorrência da rotação das vértebras.

A abordagem indicada pelo especialista depende das opções disponíveis de tratamento de escoliose, a idade do paciente, as chances de reversão do problema e o estilo de vida.

Dessa forma, a decisão pelo tratamento de escoliose é sempre individualizada, considerando as características do caso.

Escoliose: tratamento pode ir do conservador à cirurgia

As opções de tratamento de escoliose podem ser associadas, visando resultados mais satisfatórios. No entanto, a escolha vai depender principalmente do grau de curvatura da coluna, o que é determinante nas chances de sucesso.

Conheça a seguir as quatro opções mais comuns para o tratamento da escoliose e quando cada conduta é indicada.

  1. Escoliose: tratamento fisioterápico

A fisioterapia costuma ser a primeira opção de tratamento da escoliose, principalmente quando ela é diagnosticada precocemente e tem boas chances de reversão.

Normalmente, essa abordagem é recomendada quando a curvatura da coluna em decorrência da escoliose varia de 10 a 35 graus.

Durante as sessões de fisioterapia para escoliose, os dois lados do tronco são trabalhados visando realinhar a coluna e também fortalecer os músculos da região, o que contribui diretamente para uma melhor postura, o que influencia positivamente no tratamento.

Pode ser indicada ainda a prática de Reeducação Postural Global (RPG), principalmente quando a escoliose está associada à má-postura durante as atividades do dia a dia.

  1. Escoliose: tratamento com colete

O colete para escoliose é mais recomendado quando o problema é moderado, com uma curvatura entre 20 e 40 graus. Em geral, essa indicação é mais comum em casos que acometem crianças e adolescentes, mas também pode ser prescrita para adultos.

O uso do colete deve ser contínuo, retirando-o apenas para tomar banho e fazer as sessões de fisioterapia, de maneira que essa opção de tratamento é, geralmente, acompanhada de outras abordagens.

Por meio do uso contínuo do colete, o tratamento de escoliose, que pode durar de meses a anos, é possível deixar a colunar alinhada. É uma opção indicada principalmente para mitigar a necessidade de cirurgia.

  1. Escoliose: tratamentos alternativos

Os tratamentos alternativos para escoliose têm como característica o fato de que devem sempre ser acompanhados de outras abordagens, de acordo com a orientação médica. Em geral, eles não têm potencial para alinhar a coluna, mas são indicados como opções para relaxamento e alívio dos incômodos musculares. As práticas incluem:

  • Sessões de acupuntura para relaxamento da musculatura e tratamento de pontos de tensão, além de melhora da imunidade;
  • Massagens corporais que também servem para relaxamento do corpo e alívio da tensão;
  • Pilates, indicado principalmente para fortalecimento da musculatura do abdômen e da coluna, o que contribui diretamente para a sustentação do corpo e melhora da postura.

Essas práticas podem agregar ao tratamento de escoliose, no entanto, tem resultados limitados, razão pela qual costumam ser associadas com outras abordagens.

A indicação costuma ocorrer quando o paciente apresenta grau leve ou moderado de escoliose ou quando ela é associada a incômodos musculares e articulares.

  1. Escoliose: tratamento cirúrgico

A cirurgia de escoliose também se apresenta como uma abordagem para reversão ou amenização do quadro, sendo indicada para jovens com mais de 30 graus de escoliose ou para adultos com mais de 50 graus.

No procedimento são usados parafusos ortopédicos com o objetivo de centralizar a coluna. Apesar de o alinhamento ideal ser difícil de ser alcançado, a técnica permite amenizar deformidades na coluna.

O tratamento cirúrgico da escoliose costuma ser acompanhado de sessões de fisioterapia antes e depois da cirurgia, pois isso contribui para corrigir a postura do paciente, para a amplitude de movimentos, para o fortalecimento da musculatura e para o alívio das dores.

Portanto, são diversas as opções de tratamento de escoliose, mas apenas um médico especialista em coluna poderá indicar a abordagem ideal a partir das especificidades do caso.

 

Fontes:

Instituto de Patologia da Coluna

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Para saber mais sobre o trabalho realizado pelo ortopedista especialista em coluna,
entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Fernando Marcelino.

(11) 99941-0655