Várias são as doenças que podem afetar a coluna. Saiba identificá-las e procure ajuda médica para evitar que o problema se agrave
Muito comuns na idade adulta, as deformações da coluna interferem muito nas atividades do dia a dia, o que acaba prejudicando a qualidade de vida dos pacientes. Elas podem afetar pessoas de qualquer idade, inclusive quem pratica atividades físicas regularmente.
A causa da maior parte das deformações da coluna não é conhecida. Nos casos em que é possível determinar o que está favorecendo o desenvolvimento do problema, os desvios anormais podem ter explicação genética ou, então, serem provocados por anomalias congênitas ou adquiridas ao longo da vida. As deformações da coluna podem, ainda, estar associadas a alterações ósseas, musculares ou neurológicas, ou a hábitos posturais inadequados, sedentarismo, traumatismo, obesidade, tumores, entre outras.
5 principais deformações da coluna
As deformações da coluna mais comuns são:
Escoliose
Entre as principais deformações da coluna, a escoliose é uma das que mais afetam a população. Ela é definida pela curvatura anormal da coluna vertebral para um dos lados do tronco, determinada pela rotação das vértebras. A deformidade pode ser vista olhando a pessoa de costas.
O tratamento depende do tipo da escoliose, localização da curvatura e tamanho da deformação. Há três maneiras de corrigir o problema: colete, cirurgia e fisioterapia.
Cifose
É uma curvatura presente na coluna vertebral que faz com que a região superior das costas pareça mais arredondada do que o normal (quando a curvatura excede os 45 graus). Nela, ombros, pescoço e cabeça são projetados para frente, provocando o que é popularmente chamado de “corcunda”. Em alguns casos, a cifose não causa nenhum problema além da aparência anormal, entretanto, em algumas pessoas, ela pode gerar dores nas costas e cansaço.
Assim como ocorre em grande parte das deformações da coluna, a cifose deve ser tratada com fisioterapia, o que vai ajudar na correção postural e no fortalecimento muscular da coluna vertebral. Dependendo do caso, o médico pode indicar o uso de coletes.
Lordose
Curvatura anormal da coluna vertebral. Pode ser classificada em dois tipos:
- Hiperlordose: aumento excessivo da curvatura para dentro do corpo;
- Hipolordose: redução dessa curvatura, provocando a retificação da coluna.
A lordose é tratada de acordo com a gravidade da lesão, porém, o tratamento só é indicado quando a curvatura é rígida. No geral, é recomendado o uso de medicamentos, de cinta, fisioterapia e, em algumas situações, cirurgia.
Lombalgia
Também é uma das deformações da coluna mais comuns, a lombalgia é a conhecida dor nas costas, que geralmente se manifesta na região lombar e suas causas podem ser variadas. Porém, na maioria dos casos, ela está relacionada à degeneração de alguns elementos da coluna, como o disco intervertebral. Quando não tratadas, as dores podem se agravar e causar limitações à mobilidade.
O tratamento inclui repouso, alongamentos, exercícios localizados, medicamentos e cirurgias.
Hérnia de disco
A hérnia causa dores e sensação de dormência ou queimação nas costas. Ela é caracterizada pelo abaulamento do disco intervertebral. Essa é uma das deformações da coluna que podem se propagar em diferentes regiões: pescoço (hérnia de disco cervical), região inferior das costas (hérnia lombar) e no meio das costas (hérnia torácica).
Dependendo de sua gravidade, a hérnia de disco pode ser curada completamente. Existem cirurgias e medicamentos especiais para tratar a doença. No entanto, tratamentos apenas com exercícios localizados também podem trazer bons resultados.
Diagnóstico das deformações da coluna
As deformações da coluna podem ser diagnosticadas com um exame clínico feito com o paciente de frente, de costas e de perfil, e com um raio-X da coluna. Há casos em que pode ser necessário recorrer à tomografia computadorizada e à ressonância magnética para estabelecer o diagnóstico definitivo das deformações da coluna e encaminhar o tratamento.
As deformações da coluna afetam muitas pessoas que, na maior parte das vezes, só procuram ajuda médica quando as dores se agravam. Mas a coluna é essencial tanto para a mobilidade como para nosso bem-estar. Por isso, caso as dores nas costas tenham sido frequentes ou você tenha percebido alguma restrição nos movimentos, agenda uma consulta com o Dr. Fernando Marcelino.
Fontes: