Conheça mais sobre essa doença e quais são os principais tipos de tratamento existentes
A hérnia de disco tem tratamento que pode variar de acordo com a complexidade de cada caso. Para entender sobre os tipos de tratamentos existentes, vamos compreender primeiramente o que pode causar esse tipo de doença e quais são os principais sintomas de que algo não está certo com o seu corpo.
A hérnia de disco tem tratamento em diversos níveis: seja com fisioterapia, medicamentos ou até mesmo intervenção cirúrgica. Conheça melhor sobre essa doença que afeta, anualmente, cerca de 2 milhões de brasileiros, trazendo dor, desconforto e afetando a qualidade de vida. Boa leitura!
O que é a hérnia de disco?
Antes de saber a relação entre o seu tipo de hérnia de disco e o tratamento mais adequado, vamos compreender melhor sobre essa doença. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a hérnia de disco é provocada pelo envelhecimento, desgaste ou deslocamento do disco intervertebral, que opera como uma espécie de sistema, responsável por absorver o impacto da movimentação do corpo, ficando localizado entre as vértebras.
A formação da hérnia de disco causa um processo inflamatório agudo, capaz de provocar dor no nervo ciático, que se inicia na região da coluna lombar, passa pelas nádegas e chega até a parte mais baixa de uma ou das duas pernas.
A predisposição genética é a principal causa para a formação de hérnias discais, além do envelhecimento, da baixa prática de atividade física e do tabagismo. Atos como levantar ou carregar muito peso também podem comprometer o sistema muscular que sustenta a coluna vertebral, favorecendo o surgimento das hérnias de disco.
Tipos de hérnia de disco existentes
Antes de falarmos sobre a hérnia de disco e tratamento indicado para cada tipo, vamos discorrer sobre os dois principais casos existentes na medicina. Os mais comuns são as na coluna lombar e na coluna cervical, em razão da grande amplitude de movimentos dessas duas áreas.
A hérnia de disco cervical pode atingir um nervo, ou também a medula espinhal. Já a hérnia de disco lombar é causada pela compressão e inflamação dos nervos, afetando a região mais baixa das costas, podendo levar a dores nas nádegas e nas pernas do paciente. Existe ainda a hérnia de disco torácica, que atinge a região do meio das costas.
Sintomas
Assim como a hérnia de disco tem tratamento diferente para cada tipo, existem também sintomas específicos para cada versão dessa doença. No caso da cervical, os sinais são:
- Dor na nuca ou no pescoço;
- Dificuldade ao movimentar o pescoço ou levantar os braços;
- Sensação de fraqueza, dormência ou formigamento em um dos braços, cotovelo ou mãos.
Já com relação à hérnia de disco lombar, atente-se aos seus principais sintomas:
- Dor na região mais baixa das costas;
- Dificuldade ao se movimentar, abaixar, levantar-se ou virar na cama;
- Sensação de dormência nos glúteos ou nas pernas;
- Sensação de queimação na região do nervo ciático (da coluna até os pés).
Em geral, a dor provocada por uma hérnia discal pode se agravar com os movimentos ou pela tosse, pelo riso ou ainda quando o paciente urina e evacua. Para tanto, é preciso estar atento aos sintomas da hérnia de disco e o tratamento deve ser iniciado o quanto antes.
Hérnia de disco: tratamento
Com relação à hérnia de disco, o tratamento deve ser realizado corretamente para que os sintomas desapareçam dentro de um a três meses. No entanto, é válido salientar que cada paciente reage de uma maneira própria para o tratamento, o que pode estender esse período de recuperação.
O sucesso do tratamento médico depende em saber identificar a localização exata da hérnia discal e qual o seu tipo. A mais comum – protrusão discal – pode ser tratada com:
- Consumo de analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo seu médico;
- Sessões de fisioterapia com alongamentos e exercícios individualizados;
- Osteopatia: movimento de estalar a coluna, realinhando os ossos e as articulações;
- Exercícios físicos como RPG, hidroterapia ou Pilates, sempre sob orientação de um fisioterapeuta.
Pessoas com hérnia de disco em tratamento devem se afastar das atividades que possam ter provocado a hérnia e evitar fazer esforço. A cirurgia é indicada para pacientes com hérnia de disco extrusa ou sequestrada e para quando o tratamento não invasivo não foi suficiente para diminuir as dores.
Necessitando de ajuda médica para superar a hérnia de disco e recobrar sua qualidade de vida? Entre em contato com o Dr. Fernando Marcelino e agende agora mesmo a sua consulta.
Fontes:
Revista Brasileira de Ortopedia
Dr. Fernando Marcelino