A escoliose é caracterizada pela presença de uma curvatura lateral na coluna, que passa a apresentar formato de “S” ou de “C”
Embora esta deformidade possa se desenvolver em qualquer idade, o mais comum é que ela comece a se manifestar na adolescência. A chamada escoliose do adulto pode tanto dizer respeito à deformidade que se desenvolve na fase adulta, escolioses degenerativas, bem como ser uma alteração negligenciada na adolescência que passou a ser mais acentuada e sintomática na idade adulta. Entenda melhor sobre esta alteração a seguir.
O que causa a escoliose do adulto?
A escoliose do adulto pode ser resultante de uma curvatura na infância que ficou sem tratamento e, desde então, tem progredido para uma deformidade mais acentuada. Também há a possibilidade de que o problema surja apenas na vida adulta, sem que o paciente apresente histórico prévio de curvatura na infância.
Neste segundo caso, o desenvolvimento da escoliose em idade adulta pode estar relacionado aos processos degenerativos dos discos intervertebrais.
Quais são os sinais e sintomas da escoliose nos adultos?
A dor nas costas está entre os principais sintomas da escoliose do adulto, especialmente quando a condição é causada por problemas degenerativos. Isso acontece porque a curvatura na coluna altera a anatomia das articulações e músculos, causando desconforto, sobrecarga em estruturas específicas e desarmonia do organismo.
No caso da escoliose associada ao desgaste dos discos intervertebrais, também pode haver dor de origem discal, decorrente de processos inflamatórios. Outros possíveis sinais e sintomas da escoliose do adulto são:
- Dor que irradia para os membros inferiores;
- Dificuldade para caminhar por distâncias maiores ou ficar em pé por muito tempo;
- Fadiga muscular que se manifesta em forma de queimação;
- Coluna encurvada para um lado;
- Ombros e quadris que parecem assimétricos;
- Aumento unilateral das costelas.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da escoliose do adulto é feito a partir de exames de imagem, como radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Além disso, há o exame clínico realizado pelo médico ortopedista especializado em coluna — que avaliará os sintomas apresentados pelo paciente e a influência da deformidade na qualidade de vida do indivíduo.
Tratamentos para escoliose em adultos
A definição do tratamento para escoliose em adultos depende diretamente dos sintomas apresentados pelo paciente e da progressão da deformidade. As principais opções terapêuticas incluem:
Tratamento cirúrgico
Indicada para casos que não apresentam melhora a partir de tratamentos conservadores, a cirurgia para correção da escoliose visa aliviar os sintomas causados pela compressão dos nervos e movimentação dolorosa da coluna. Na maioria das vezes, não há necessidade de correção total da curvatura.
Tratamento conservador
Os tratamentos conservadores para casos de escoliose do adulto podem envolver a realização de fisioterapia, acupuntura, infiltrações, rizotomias, denervações, entre outras. Note que nestes casos, o objetivo não é corrigir a curvatura, mas sim tratar seus sintomas dolorosos.
Para saber mais sobre escoliose, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Fernando Marcelino.
Fontes: