Fale conosco pelo WhatsApp

Como é a endoscopia da coluna?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 24 fevereiro, 2022

Saiba tudo sobre essa avançada técnica cirúrgica capaz de tratar hérnias discais e até estenose do canal

 Também conhecida como cirurgia por vídeo, a endoscopia da coluna é uma avançada técnica cirúrgica minimamente invasiva que ajuda no tratamento de doenças como hérnia de disco e estenose do canal.

A endoscopia da coluna vem modificando o universo do tratamento cirúrgico de coluna, uma vez que demonstra ser um método menos traumático, envolvendo o mínimo de morbidade e com resultados clínicos semelhantes aos conquistados pelas técnicas mais convencionais. Entenda melhor sobre esse tipo de cirurgia no artigo abaixo. Boa leitura!

Como é realizada a endoscopia da coluna?

Para poder realizar a cirurgia por vídeo da coluna ou ainda a endoscopia da coluna, o médico cirurgião introduz um tubo fino, chamado de cânula, através de uma pequena incisão, até a região do problema. Nela, ele passa uma câmera com fibra ótica na parte interna do endoscópio, para que esta transmita as imagens por vídeo em um monitor.

Assim sendo, com uso de instrumentos especiais e de alta precisão, o médico consegue, através da visualização direta, remover as partes do disco lesionado e os fragmentos herniados. Essa intervenção ajuda a descomprimir e aliviar a pressão no nervo e dentro do disco.

Depois dessa remoção, todo o instrumental é removido cuidadosamente para que a musculatura logo retorne ao seu devido lugar. É válido informar que muitos pacientes sentem um alívio imediato dos sintomas de sua patologia nos primeiros instantes depois da endoscopia da coluna.

Esse tipo de técnica cirúrgica pode ser escolhido para tratar as hérnias de disco lombar, as hérnias de disco cervical e até mesmo alguns casos de estenose.

Vantagens do procedimento

Existem muitas vantagens em se realizar a endoscopia da coluna. Dentre as principais, podemos destacar:

  • Incisão reduzida na pele (varia, comumente, de 8 mm a 1 cm);
  • Menor trauma ou lesão da musculatura da coluna;
  • Menor incidência de sangramento durante a cirurgia;
  • Baixíssimos índices de infecção;
  • Pequenos índices de lesões nas muitas estruturas neurológicas e nos vasos sanguíneos;
  • Diminuição da perda de sangue.

Ela pode ser realizada sob anestesia local ou sedação, a depender de cada caso. Tudo isso, em conjunto, oferece uma recuperação rápida e uma reabilitação mais eficiente para o paciente.

Como é o pó-cirúrgico da endoscopia da coluna?

A endoscopia da coluna é, inicialmente, um procedimento cirúrgico, e requer alguns cuidados básicos durante o período pós-operatório. Depois da recuperação pós-anestésica, o paciente já é encaminhado ao quarto do hospital.

É neste momento que ele já conseguirá se sentar e levantar com cuidado para arriscar seus primeiros passos depois da realização da endoscopia da coluna. Aqui, o paciente apresentará um pequeno curativo no local onde foi feita a incisão. Caso já se sinta preparado, ele poderá ter alta hospitalar e precisará consumir os medicamentos receitados pelo seu cirurgião.

A fase de cicatrização leva em torno de sete a dez dias, quando é preciso regressar ao médico para que este faça a remoção dos pontos. Nesse momento, o paciente precisa evitar a sobrecarga na coluna e movimentos de flexão ou rotação. Também é preciso evitar dirigir por duas a quatro semanas.

Depois da cicatrização da ferida cirúrgica estar completa, o paciente precisará iniciar as sessões de fisioterapia motora, o trabalho de reabilitação motora e postural.

As atividades que exijam maior esforço, em geral, são liberadas somente após seis a oito semanas. Evidentemente, cada caso precisa ser criteriosamente avaliado pelo médico e pela equipe especializada envolvida.

Após a realização da endoscopia da coluna, apenas 10% dos pacientes apresentam reincidência de hérnia de disco. No entanto, nem todo caso recidivo necessita de uma nova intervenção cirúrgica.

Se interessou pela endoscopia da coluna e gostaria de saber mais detalhes sobre esse procedimento? Agende agora mesmo a sua consulta com o Dr. Fernando Marcelino e tire todas as suas dúvidas.

Fontes:

Dr. Fernando Marcelino

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Para saber mais sobre o trabalho realizado pelo ortopedista especialista em coluna,
entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Fernando Marcelino.

(11) 99941-0655