Desconforto normalmente é causado por situações como cair sentado no chão ou permanecer sentado por muito tempo
A região final da coluna vertebral é chamada de cóccix, formada pelas últimas vértebras da coluna e rodeada por músculos, ligamentos e terminações nervosas. Essas estruturas podem inflamar por diversos motivos, gerando uma condição conhecida como coccigodínia ou coccidínia, caracterizada principalmente pela dor no cóccix.
Na maioria dos casos, a dor no cóccix não é um sintoma de problema grave, sendo geralmente causada por acidentes como cair sentado no chão ou até mesmo pelo hábito de passar muito tempo sentado na mesma posição, causando sobrecarga e pressão na região. Casos em que a dor é muito intensa, impedindo que o indivíduo realize atividades comuns como caminhar, demandam maior preocupação por parte do ortopedista especialista em coluna.
Quais os principais sintomas da dor no cóccix?
O principal sintoma desta alteração certamente é a dor localizada na região final da coluna, além de sensibilidade no nível das nádegas. Em geral, a dor no cóccix apresenta como características:
- Dor lombar associada, em alguns casos;
- Desconforto que irradia para a região do sacro ou nádegas;
- Dor que se intensifica quando o indivíduo muda de posição, podendo se tornar mais aguda;
- Desconforto que prejudica a qualidade do sono, uma vez que o indivíduo tem dificuldade para encontrar uma posição confortável para dormir;
- Dor que atrapalha atividades comuns do dia a dia, como dirigir, agachar ou manter-se sentado para trabalhar ou estudar.
Causas da dor no cóccix
As causas da dor no cóccix são diversas, sendo que a principal delas é a ocorrência de trauma agudo como cair sentado. Permanecer muito tempo sentado em superfícies rígidas também pode levar à condição, bem como instabilidade mecânica entre os ossos do sacro e do cóccix. Neste último caso, o problema deve-se ao afrouxamento ligamentar em torno das estruturas ósseas, fazendo com que o cóccix se movimente mais que o normal.
Saiba mais a respeito das principais condições que podem levar à dor no cóccix.
Trauma
Acidentes que provocam forte impacto na região final da coluna, tais como cair sentado ou levar um chute durante uma prática esportiva, destacam-se como a principal causa de dor no cóccix. A tendência é que este desconforto desapareça após alguns minutos, diminuindo gradualmente.
Caso a dor fique mais intensa ou torne-se insuportável, pode ser sinal de que houve uma fratura. Neste caso, é necessário procurar atendimento especializado.
Má postura
A má postura ao sentar-se pode levar ao desenvolvimento de inflamação e dor no cóccix, uma vez que este hábito pode causar uma grande pressão sobre a região.
Gestação
Nos últimos 2 meses de gravidez, os ossos da região lombar ficam mais flexíveis para permitir a passagem do bebê no parto. Por conta disso, as estruturas se movimentam mais livremente, podendo levar à dor no cóccix.
Esforço repetitivo
Realizar atividades que demandam muito da região do cóccix pode resultar em lesão por esforço repetitivo, levando ao surgimento da dor. Exercícios como andar de bicicleta ou remar estão entre os que podem causar dor.
Qual o tratamento para a dor no cóccix?
O tratamento mais adequado para dor no cóccix depende diretamente das causas da alteração, cabendo a um ortopedista especialista em coluna solicitar exames para esclarecer o diagnóstico da condição e orientar a metodologia mais adequada para tratar o desconforto. Em geral, o tratamento pode recomendar o uso de anti-inflamatórios e analgésicos, bem como fisioterapia.
Casos mais graves podem demandar intervenções cirúrgicas ou até mesmo realização de infiltração para aliviar a dor. Metodologias complementares, como acupuntura e fortalecimento muscular, também podem ser recomendadas para reduzir os desconfortos e minimizar recorrências.
Para saber mais sobre a dor no cóccix ou tirar suas dúvidas a respeito dos tratamentos, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Fernando Marcelino.
Fontes: