A metodologia cirúrgica aplicada pode variar conforme as particularidades do caso, cabendo ao cirurgião de coluna avaliar o quadro e identificar a técnica que poderá trazer mais benefícios ao paciente. Como foi explicado, a artrodese é o método mais comum de cirurgia de escoliose, e consiste na fusão de parte da coluna para que ela se torne um bloco unificado e realinhado.
Hastes de metal fixadas por meio parafusos ou pinos são posicionadas na coluna, de modo manter os ossos no local enquanto ocorre a solidificação dos enxertos ósseos. Essas hastes normalmente não precisam ser removidas posteriormente, embora existam casos em que uma nova operação pode ser necessária para minimizar complicações associadas à presença desses dispositivos.
A duração total da cirurgia de escoliose varia de acordo com o grau de correção necessária e do número de vértebras envolvidas na curvatura, podendo levar entre 3 e 12 horas. Os pacientes precisam ficar internados por 4 a 10 dias, sendo recomendado repouso por até 6 semanas. As atividades cotidianas poderão ser retomadas em alguns meses, conforme liberação médica.
Fontes:
Dr. Fernando Marcelino
Sociedade Brasileira de Coluna;
Sociedade Brasileira de Reumatologia;