Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia de Cifose de Scheuermann

Fotos de cirurgias reais, originais de autoria do Dr. Fernando Marcelino

Procedimento é indicado apenas em casos específicos e demanda especialista para realizá-lo com segurança 

A cifose de Scheuermann, também denominada como osteocondrose juvenil, é uma doença rara, comumente diagnosticada na puberdade do indivíduo. Ela causa uma deformidade da curvatura da coluna vertebral, produzindo um arqueamento das costas. Geralmente, as vértebras afetadas são as da região torácica e, por isso, é normal que a pessoa afetada apresente uma postura ligeiramente curvada para a frente.

A causa da doença é desconhecida, mas acredita-se que ela esteja relacionada a fatores biomecânicos — movimentos e/ou posições realizados pelo corpo. Além disso, o aumento nos níveis de hormônio do crescimento tem sido documentado nos pacientes, pois não é incomum que pessoas portadoras dessa deformidade sejam mais altas do que a média para sua idade. 

Sintomas da cifose de Scheuermann

Os sintomas mais comuns apresentados na cifose de Scheuermann são:

  • Dor nas costas (surge na região superior da coluna e costuma piorar durante as atividades que exigem virar ou dobras as costas);
  • Fadiga;
  • Sensibilidade e rigidez na coluna;
  • Aparência arredonda da coluna;
  • Dor no peito ou dificuldade para respirar causada por capacidade pulmonar diminuída (ocorre apenas em situações raras).

Diagnóstico da cifose de Scheuermann

Antes que um diagnóstico definitivo possa ser feito, o médico fará um histórico médico para ajudar a descartar outras condições que possam ter sintomas semelhantes. Um exame físico também será feito. Ele geralmente inclui:

  • Teste de flexão para frente;
  • Palpação: ajuda a determinar as anormalidades da coluna vertebral pelo tato. Quando a doença de Scheuermann está presente, a área torácica da coluna vertebral é excessivamente curvada para o lado;
  • Amplitude de movimento: o médico avalia o grau em que o paciente pode se inclinar para frente, para trás e para os lados.

Para obter um diagnóstico definitivo, o médico poderá solicitar radiografias das partes anterior e posterior da coluna. As radiografias também podem ser tiradas com o paciente deitado, para determinar a flexibilidade da curva e a compressão vertebral. 

Tratamento da cifose de Scheuermann

Para tratar a cifose de Scheuermann leva-se em consideração a gravidade e progressão da curva do paciente. É necessário ainda considerar a idade desse indivíduo e a sua condição neurológica. Por ser uma doença comum na puberdade, o tratamento em adolescentes com curvatura em 50°, e sem evidência de progressão é acompanhamento clínico semestral. Para controle e avaliação é solicitado Raio-X.

Nos casos em que o paciente se queixa de dor, apresenta deformidade progressiva e evidente comprometimento e incômodo estético, passa a ser recomendada intervenção mais específica.

Indivíduos com curva identificada entre 50º e 80° é comumente indicado o uso de coletes ortopédicos. É orientado ainda que o paciente faça exercícios posturais e de fortalecimento dos extensores do tronco e isquiotibiais, sempre acompanhado por fisioterapeuta.

Vale evidenciar a necessidade de atenção aos pacientes que, além da cifose de Scheuermann, tenham diagnóstico de hiperlordose lombar também merece atenção, que neste caso é tratada com exercícios abdominais.

Aqueles pacientes com curva igual ou superior 80° podem ter indicação para a cirurgia de cifose de Scheuermann, já que respondem menos ao tratamento com o colete. 

Quando a cirurgia de Cifose de Scheuermann é indicada?

A cirurgia de Scheuermann é indicada nos seguintes casos:

  • Dor persistente que não pode ser controlada com medicação;
  • Dificuldades respiratórias causadas pela coluna comprimindo os pulmões e as vias respiratórias;
  • Dormência ou fraqueza nos braços e nas pernas;
  • Falta de equilíbrio;
  • Perda de controle da bexiga ou do intestino.

Como o procedimento é realizado?

O principal objetivo da cirurgia de cifose de Scheuermann é a correção da deformidade e o reequilíbrio das curvas da coluna. As técnicas cirúrgicas vêm sofrendo profunda evolução com o emprego de novos implantes e recursos, como é o caso da aplicação de parafusos pediculares.

O uso de parafusos pediculares na cirurgia de cifose de Scheuermann possibilita a conexão de hastes, nas quais podem ser realizadas manobras de correção e realinhamento da coluna. Estes parafusos são posicionados entre os ossos e não têm nenhum contato com o sistema nervoso. Na cirurgia eles são utilizados como pontos de ancoragem nas vértebras, possibilitando a sua manipulação e realinhamento.

Na cifose de Scheuermann, a cirurgia, além da correção propiciada pela instrumentação, é feita uma fusão entre as vértebras para corrigir o alinhamento de maneira definitiva.

A cirurgia de cifose de Scheuermann é realizada sob anestesia geral e com monitorização neurofisiologia intraoperatória (para checagem e auxílio na preservação de integridade da função dos nervos). O tempo de internação médio é de quatro dias.

Em alguns casos pode existir rigidez da deformidade, sendo necessário lançar mão de recursos cirúrgicos complementares para aumentar o poder de mobilização entre as vértebras e a capacidade de correção. Para isso, durante a cirurgia, o cirurgião pode abordar a parte anterior da coluna, através do tórax. Essa técnica ainda é utilizada, embora cada vez com menos frequência, pois exige uma cirurgia adicional de grande porte.

Atualmente, opta-se por técnicas que são realizadas em um único procedimento, chamadas osteotomias, nas quais são realizadas algumas ressecções ósseas na parte posterior da coluna, o que permite maior correção. 

Cuidados pré e pós-operatórios da cirurgia de cifose de Scheuermann

Antes da cirurgia de cifose de Scheuermann, o paciente deverá realizar exames pré-operatórios: hemograma completo, coagulograma e avaliação cardiológica.

Após a alta, os principais cuidados pós-operatórios incluem:

  • Não fazer movimentos rápidos ou repetitivos com o pescoço;
  • Subir escadas lentamente;
  • Evitar levantar objetos mais pesados nos primeiros 60 dias;
  • Não dirigir nas primeiras semanas;
  • Evitar permanecer na mesma posição mais do que uma hora;
  • Evitar manter relações sexuais nos primeiros 15 dias. 

Cifose de Scheuermann: cirurgia e seus riscos

Devido à proximidade dos parafusos com a medula e raízes nervosas, assim como manobras que podem tracionar a medula durante a correção da deformidade, é uma cirurgia que pode trazer riscos para o sistema nervoso, embora sejam raros.

As principais complicações da cirurgia de cifose de Scheuermann, porém pouco comuns, estão:

  • Infecção pós-operatória;
  • Lesão vascular ocasiona durante a cirurgia;
  • Lesão neurológica;
  • Falha e/ou soltura dos implantes;
  • Cifose juncional (ocorre quando há correção cirúrgica excessiva da deformidade, deixando uma curvatura aguda exatamente acima da região operada).

Para saber se você precisa ou não fazer a cirurgia de cifose de Scheuermann é importante observar a presença dos sintomas mencionados. O segundo passo é procurar um médico especialista em coluna para que seja feito um diagnóstico onde será indicado o tratamento mais adequado. Tais fatores dependerão do tipo de problema relacionado à cifose, idade do paciente, dentre outros.

Fontes:

Dr. Fernando Marcelino

Revista Brasileira de Ortopedia

ColunaSP

 

Para saber mais sobre o trabalho realizado pelo ortopedista especialista em coluna,
entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Fernando Marcelino.

(11) 99941-0655