Fale conosco pelo WhatsApp

Quais os sintomas da hérnia de disco?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 12 janeiro, 2023

Má postura, obesidade e envelhecimento são alguns dos fatores que podem levar ao surgimento do quadro. Conheça a seguir os sintomas da hérnia de disco

Uma das principais causas de dor na coluna são as hérnias de disco, uma doença degenerativa que acomete de 13 a 40% das pessoas e tem seu pico de incidência entre os 50 e 60 anos de idade. Entre os principais sintomas da hérnia de disco, a dor intensa é um dos mais importantes, pois afeta a qualidade de vida do paciente nas mais diversas funções.

O que é a hérnia de disco?

A hérnia de disco é uma patologia que compreende o abaulamento e/ou o extravasamento do conteúdo do disco intervertebral para o canal medular. Por sua vez, esse abaulamento ou extravasamento pode causar sintomas da hérnia de disco: a dor irradiada na coluna, que pode afetar diversas regiões conforme o local de acometimento. Isso ocorre porque a hérnia de disco pode passar a comprimir uma ou mais raízes, seja no canal vertebral ou no forâmen vertebral.

Quais os tipos de hérnia de disco?

Hérnias de disco podem ser classificadas de diversas formas, sendo que um dos principais modos de as classificar se dão pelo tamanho do abaulamento e característica do fragmento estruído.

Abaulamento

Caracterizado pelo simples abaulamento do disco, ou elementos posteriores (ex: ligamentos), que ocorrem pela perda da altura discal.

Hérnia protrusa

Nesse tipo de hérnia de disco, o anel fibroso encontra-se danificado – mas ainda não rompido –, de forma que a pressão da coluna sobre o disco faz com que ele se alargue diametralmente. Assim, ele se projeta além da área da vértebra, podendo comprimir as raízes nervosas do local.

Hérnia extrusa

Na hérnia extrusa, o anel fibroso se rompe e o núcleo pulposo extravasa, podendo atingir diversas raízes ao mesmo tempo e causando muita dor. Os principais fatores de risco associados a esse tipo são o próprio envelhecimento e a sobrecarga de peso, seja por obesidade ou por atividades laborais.

Hérnia sequestrada

Nesse quadro, o núcleo pulposo extravasado se segmenta do disco e em muitos casos pode deslocar-se para dentro do canal, tornando-se um dos casos mais complexos para tratamento de hérnias de disco.

Principais sintomas da hérnia de disco

Como já dito, essa doença pode afetar qualquer segmento da coluna vertebral, portanto os sintomas da hérnia de disco variam conforme a topografia da lesão. Por exemplo, na hérnia lombar, que é a mais comum, a dor pode se estender para as pernas ao longo do trajeto do nervo ciático, enquanto na cervical a dor pode irradiar para os braços.

Porém, de forma geral, pode-se afirmar que os principais sintomas da hérnia de disco são:

  • Dor de intensidade moderada a grave na coluna, que piora na posição vertical;
  • Sensação de choque e de pontadas na coluna e, às vezes, nos membros;
  • Dificuldade em realizar movimentos com o pescoço, ombros, cintura e outros locais;
  • Diminuição de força nos braços ou pernas;
  • Sensação de formigamento ou dormência nos braços ou pernas;
  • Mudança no comportamento intestinal ou urinário (em casos mais graves).

Cirurgia de hérnia de disco

A cirurgia de hérnia de disco, realizada pelo cirurgião especializado em coluna, é feita quando os sintomas da hérnia de disco não melhoram com o tratamento conservador, que inclui medicamentos orais, como anti-inflamatórios e analgésicos, e fisioterapia.

As técnicas cirúrgicas disponíveis para esse procedimento são diversas, e o cirurgião deve indicar a mais adequada a cada paciente, considerando as características da lesão, os sintomas da hérnia de disco e sua intensidade, bem como a presença de outras patologias e o estado de saúde do paciente.

O objetivo final dessa cirurgia é remover o fragmento causador da dor para aliviar os sintomas e recuperar a capacidade funcional do paciente. Ademais, quando o disco está muito degenerado, é realizada retirada do disco, podendo-se optar por substituí-lo com uma prótese discal ou por um dispositivo intersomático, além da adição ou não de fixação posterior.

Ainda em dúvidas em relação aos sintomas da hérnia de disco? Para saber mais entre em contato com o Dr. Fernando Marcelino.

 

Fontes:

Hérnia de disco: epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico e
tratamento

Associação médica brasileira

Scielo 

Para saber mais sobre o trabalho realizado pelo ortopedista especialista em coluna,
entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Fernando Marcelino.

(11) 99941-0655