Fale conosco pelo WhatsApp

O que é artrite na coluna vertebral?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Por: Publicado em 6 dezembro, 2022

O processo inflamatório das articulações da coluna vertebral pode causar dor crônica e rigidez no paciente

A artrite é uma doença inflamatória crônica e sistêmica, caracterizada por inflamações que podem atingir uma ou mais articulações do corpo humano. A artrite na coluna vertebral ocorre quando essas inflamações acontecem nas articulações dos ossos da coluna, causando dor, rigidez e dificultando a movimentação do corpo.

O que causa a artrite na coluna vertebral?

A artrite na coluna vertebral ocorre quando as cartilagens das articulações da coluna se degeneram. Entretanto, não há uma causa definida, mas entende-se que pode ocorrer devido a interação de diferentes fatores, como envelhecimento, desgaste das articulações, lesão, uso indevido da coluna, excesso de peso, predisposição genética e até infecções por vírus ou bactérias.

Quais são os tipos?

Apesar de a artrite da coluna vertebral ser um fator específico, outras formas de artrite podem acometer as estruturas da coluna:

  • Osteoartrite: é o tipo mais comum de artrite na coluna vertebral. Costuma se desenvolver nas articulações que conectam as vértebras da coluna, condição conhecida como síndrome das articulações facetárias. A síndrome das articulações facetárias pode ser causada por alterações nos discos intervertebrais, o que tensiona as articulações causando irritação e deterioração.
  • Artrite reumatoide: condição autoimune, ou seja, em que o próprio sistema imunológico do corpo ataca seus tecidos, o que inclui as articulações da coluna. Com o tempo, as inflamações podem levar à deformidade das articulações e erosão dos ossos.
  • Artrite psoriática: tipo de artrite que acomete pessoas com psoríase, uma doença de pele que causa lesões avermelhadas e escamosas. Também pode afetar a coluna vertebral.
  • Espondilite anquilosante: transtorno sistêmico e inflamatório que afeta a coluna vertebral e as grandes articulações. Pode causar uma redução na flexibilidade da coluna, tornando-a mais rígida. Com o tempo, o paciente pode apresentar uma postura curvada para a frente. Em alguns casos, ocorre a fusão dos ossos.

Sintomas da artrite na coluna vertebral

Os sintomas mais comuns da artrite na coluna vertebral são:

  • Dores na coluna, lombar e nuca;
  • Rigidez na coluna, principalmente matinal;
  • Dormência ou formigamento;
  • Dificuldade de mover o corpo;
  • Dificuldade para caminhar;
  • Perda do equilíbrio.

Possíveis tratamentos

A artrite não possui cura e, por isso, os tratamentos são realizados a fim de minimizar os sintomas, principalmente a dor, e controlar a progressão da doença, proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar ao paciente.

O tratamento para artrite na coluna vertebral depende do quadro clínico do paciente e das causas que levaram a essa condição. Normalmente, segue-se o tratamento mais conservador e, caso não se atinja o efeito desejado, parte-se para a cirurgia. Contudo, a indicação do melhor tratamento para cada caso deverá ser realizada pelo médico após diagnóstico e avaliação clínica do paciente.

Tratamento conservador

Muitos casos de artrite na coluna vertebral podem ser tratados a partir de cuidados mais conservadores. O médico poderá recomendar alguns medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios não esteroidais para o alívio da dor, redução das inflamações e da rigidez na coluna.

O paciente também poderá ser submetido a injeções locais de corticoides, junto a um anestésico local, de forma a reduzir as inflamações por um longo período. Ademais, bloqueios e infiltrações de raízes que possam estar inflamadas podem auxiliar no controle das dores.

Cirurgia

O tratamento cirúrgico, em casos de artrite da coluna vertebral, é indicado quando há acometimento significativo de algum segmento funcional da coluna lombar, estenose foraminal ou central (muitas vezes causadas por osteófitos) ou quando na presença de desalinhamento sagital. No entanto, é preciso ficar claro ao paciente que esses procedimentos visam “apenas” resolver os problemas referentes aos efeitos da artrite sobre as estruturas da coluna, e não em tratar/curar a artrite da coluna vertebral.

Para saber mais sobre artrite, entre em contato com o Dr. Fernando Marcelino.

 

Fontes:

Ministério da Saúde

Sociedade Brasileira de Reumatologia

Para saber mais sobre o trabalho realizado pelo ortopedista especialista em coluna,
entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Fernando Marcelino.

(11) 99941-0655