Perda de peso e mudança no estilo de vida podem ser necessários após uma intervenção do tipo.
Para entender a recuperação da cirurgia de escoliose de maneira a alinhar as expectativas, é necessário que se entenda o que é a escoliose, o que é necessário para corrigir a escoliose e o que é esperado da recuperação do procedimento.
Falaremos, a diante, sobre a cirurgia de escoliose, mas, primeiro, cabe a definição: escoliose nada mais é do que uma curvatura da coluna para um dos lados do tronco em intensidade anormal (geralmente, acima de 10°).
A escoliose, além de sério problema de saúde, é também uma questão estética, já que ela pode causar dismetrias (diferença na altura) dos ombros e quadris, além de poder causar a ocorrência de gibas (elevação anormal na parte das costas), que ficam em evidência quando o paciente se abaixa.
É verdade que as dores causadas por tal enfermidade tendem a ser leves durante a maior parte do tempo, mas conforme o paciente vai envelhecendo, se a curvatura for aumentando, há tendência destas dores aumentarem — o que faz com que os pacientes pensem se existe a possibilidade de cirurgia, gerando curiosidade sobre a recuperação da cirurgia de escoliose.
Algumas das indicações para cirurgias de escoliose são:
- Curvaturas maiores que 50°;
- Curvaturas menores que 50° que mostrem progressão, mesmo com tratamento conservador;
- Casos em que haja afecção dos pulmões;
- Casos que inviabilizem a qualidade de vida de pacientes (e de seus cuidadores) ao se sentarem em cadeiras de rodas e afins.
Como se dá o pós-operatório da cirurgia
A recuperação da cirurgia de escoliose demanda entre 6 e 12 meses após a operação para ser considerada finalizada. No entanto, o paciente vai notando pequenas melhoras durante todo o processo, desde a saída do hospital até a consolidação completa da cirurgia.
Normalmente, o paciente fica internado entre 4 e 7 dias após a cirurgia, sendo que em alguns casos há necessidade de passar um ou mais dias na UTI para controle da dor pós-operatória.
Após a alta hospitalar, o paciente geralmente é aconselhado a realizar uma recuperação da cirurgia de escoliose em casa, por ao menos mais uma ou duas semanas. Durante esse período, é aconselhado que o paciente não realize muitas atividades que possam causar impacto na coluna. No entanto, não é necessário que ele fique imóvel ou de repouso absoluto.
Após esse período, em conjunto com o cirurgião, o paciente irá desenvolver um plano de atividades para iniciar a reabilitação física como parte da recuperação da cirurgia de escoliose.
Cuidados pós-operatórios no caso da escoliose
Como para toda e qualquer pessoa que passa por uma operação, também aquela que a fez visando sanar uma escoliose precisa tomar determinados cuidados no pós-operatório.
No caso, então, da recuperação da cirurgia de escoliose, tais cuidados são os seguintes:
- Evitar o tabagismo — para evitar problemas na consolidação da cirurgia;
- Acompanhamento Psicológico — por ser uma cirurgia que causa uma quantidade elevada de dor, além de causar uma alteração significativa na aparência, em muitos casos, é extremamente aconselhável que o paciente inicie um acompanhamento psicológico antes da cirurgia e o mantenha durante a recuperação do procedimento.
O pós-cirúrgico da escoliose em casa
Uma vez tendo tido alta do hospital, a recuperação da cirurgia de escoliose segue exigindo que, no amparo do lar, sejam tomadas as seguintes providências pelo paciente em recuperação:
- Adaptar o ambiente para o paciente, caso seja possível (por exemplo, migrar a cama para o andar de baixo da casa, acompanhar a ida do paciente ao banheiro durante os primeiros dias etc.);
- Evitar subir escadas ou andar próximo a lajes nos primeiros dias (para evitar quedas);
- Se possível, realizar repouso ativo (evitar atividades de impacto, mas sem ficar totalmente imóvel).
Curativos: questão delicada no pós-cirúrgico da escoliose
Uma vez feita a operação, o paciente sairá do hospital com um curativo cirúrgico nas costas, o qual deve cobrir o local da incisão. Este curativo deve ser mantido limpo e sempre seco, visando prevenir infecções.
Todos esses cuidados são passados pela equipe de cirurgia do Dr. Fernando Marcelino antes mesmo de o paciente realizar a cirurgia. Ademias, os auxiliares do Dr. Fernando Marcelino ficam à disposição do paciente 24 horas por dia, 7 dias por semana, para tirar dúvidas quanto à realização do curativo nos primeiros dias em casa.
Entre em contato com o Dr. Fernando Marcelino e agende sua consulta!
Fonte: